Primeira Sinalização de Trilha na Região Riquezas do Oeste

TURISMO RELIGIOSO

Departamento de Comunicação

9/24/20243 min read

Sinalização do Caminho das 7 Capelas

No dia 09 de setembro, a região Riquezas do Oeste fez história com a sinalização da primeira trilha. Este evento significativo foi realizado pela ADETUROESTE, em colaboração com os alunos do curso de turismo de aventura do SENAC, a comunidade católica e a prefeitura de Palotina. A trilha escolhida, o Caminho das 7 Capelas, promete ser uma nova atração de turismo religioso.

Sinalização de Trilhas

A sinalização de trilhas é um aspecto crucial na promoção do ecoturismo, uma vez que fornece segurança e direções adequadas aos visitantes. Além disso, contribui para a preservação do meio ambiente, educando os praticantes sobre as boas práticas ao conhecer a flora e fauna locais. Com a implementação da sinalização do Caminho das 7 Capelas, os organizadores esperam estimular um maior fluxo de turistas na região e, consequentemente, o desenvolvimento econômico local.

O Que Esperar da Trilha Caminho das 7 Capelas?

A trilha Caminho das 7 Capelas não é somente uma rota de aventura; é um convite ao encontro cultural e espiritual. Os visitantes poderão desfrutar de paisagens deslumbrantes enquanto exploram as capelas do município, conectando-se com a rica herança cultural da região, são 38 km de peregrinação. Com a sinalização adequada, a trilha se tornará mais acessível, permitindo que turistas de diferentes níveis de experiência aproveitem tudo o que esse trajeto tem a oferecer.

A iniciativa da ADETUROESTE e seus parceiros não apenas marca uma nova fase no ecoturismo da região, mas também promove a conscientização sobre a relevância de preservar e valorizar os recursos naturais e históricos do Oeste. Com a receptividade positiva da comunidade e o envolvimento dos estudantes do SENAC, o Caminho das 7 Capelas se estabelece como um projeto sustentável e promissor para o futuro.

HISTÓRICO DAS CAPELAS

1. MATRIZ

Pedra fundamental no dia 25/01/ 1970 (no dia do Padroeiro de Palotina São Vicente Pallotti. Em 4/06/72 foi realizada a inauguração provisória da nova Igreja Matriz.

2. LA SALLE

Iniciada a colonização em 1954, com o irmão Paulo Nikelle (dos Lassalistas de Toledo). Em 1984 foi inaugurada a igreja da comunidade.

3. APARECIDINHA

Teve início em 1961. Antigamente chamada de Linha do Rio Azul ou Linha dos Viecelli. Padroeira N.S. Aparecida. Em 1964 foi inaugurada a capela da comunidade. Anos após foi mudado o local da capela que permanece até hoje

4. VILA FLORESTA

Teve inicio em 1966, por famílias vindo do nordeste., depois os paulistas e sulistas. Entre 1973 e 74 foi projetada a construção da Igreja. Padroeira N.S. dos Navegantes (02/02)

5. CARAVAGGIO

Teve inicio em 1957 com a chegada do Sr, Angelo Bilibio. A comunidade se chamava Rio São Pedro. Após 1969 o Sr.Luiz Facci, que trouxe a imagem de N.S. do Caravaggio. Então a comunidade passou a ser chamada Linha N.S. do Caravaggio. Em 1976 foi construída a Igreja. Dia da padroeira 26/05. Festa no mês de maio.

6. SANTO ANTÔNIO

Teve inicio em 1956, com a família Bazzi.
Em 1963 e acolheram o Santo Antônio como padroeiro da comunidade. Em 1966 foi iniciada a construção da a igreja. Festa no mês de junho.

7. SANTUÁRIO DE N.S. DA SALETTE

Teve inicio em 1965, por um grupo de 12 famílias. Em 27/09/1970 foi inaugurada a Igreja dedicada a N.S. da Salette. Desde 1965 os devotos continuam visitando este Santuário e todos os anos, em setembro é celebrada a Romaria em homenagem a N.S. da Salette.